Party: Acoustic Evening: Orlando Santos (soul acoustic) & Freddy Locks (reggae acoustic) // Dubweedroots Selecters
Main page > ClubeFerroviario > Acoustic Evening: Orlando Santos (soul acoustic) & Freddy Locks (reggae acoustic) // Dubweedroots Selecters
You will be the first one to know when pictures are uploaded!
29 AGOSTO // terraço do clube ferroviário// a partir das 18h
ORLANDO SANTOS
músico e compositor português, e uma das melhores vozes masculinas nacionais. Admirador da cultura jamaicana, Orlando Santos mergulha em territórios próximos do reggae, rock e música soul. É um dos raros músicos em Portugal a tocar de forma exímia a "slide guitar", instrumento que lhe foi oferecido por Ben Harper após um concerto em Lisboa.
A sua experiência e talento aparecem em colaborações no disco "Revistados" dos GNR, onde dá voz ao tema "6ª feira" com Charlie Martinez nos teclados. Colaborou ainda com os Cool Hipnoise, Kika Santos, Orelha Negra ou os britânicos Up Bustle & Out e com o baixista Jim Barr (Portishead).
As suas composições são marcadas por palavras de esperança e amor por todos os seres, onde se destacam a preocupação pela Natureza ou a observação das transformações sociais.
FREDDY LOCKS
Frederico Oliveira a.k.a. Freddy Locks, nasceu no bairro de Alvalade em Lisboa no dia 9 de Dezembro de 1977. Faz parte de uma geração que fez história na cena punk-rock portuguesa na qual estão presentes nomes como Censurados, Ku de judas, Tara Perdida, Dalai Lume, etc, tudo bandas que nasceram ou que vieram do mesmo bairro de Alvalade e com quem Freddy partilhou muitos momentos da sua juventude.
Freddy começa a tocar música numa banda punk aos 17 anos e, nessa altura, estava completamente empenhado no movimento anarquista e Okupa de Portugal e Espanha. Foi no verão de 1995 que, após uma série de experiências que mudaram a sua vida para sempre, encontra o seu caminho por influência de lugares e pessoas que conhece através da música reggae. Freddy Locks (compositor/ vocalista/ guitarrista) começa a escrever canções e a tocar reggae em 1997, altura em que tinha acabado o 12º ano da escola e passa 2 anos a viajar à boleia, tocando viola em todos os lugares por onde passa e no Metro de Lisboa.
Em 1999, forma a banda “Nature” e junta-se também aos “20 pás 8″, sendo que, em ambos os casos, como vocalista principal e guitarrista. Um pouco mais tarde, em 2004, Freddy forma a banda “Poormanstyle”. Quer com a sua banda “Poormanstyle” ou com o soundsystem “Dub Tender Hi-Fi”, Freddy Locks partilhou o palco com Sly and Robbie, Skatalites, Max Romeo, Skaparapid, entre outros.
Em 2006, Freddy começa o seu projecto a solo e grava o álbum “Bring up the feeling”, pela editora “Gumalaka”, a primeira editora independente de reggae em Portugal. O álbum foi nomeado “Àlbum do Ano” através duma votação nos sites “Sunshine Reggae” e “Zona Reggae”. O single “Bring up the feeling” entra para a playlist da Antena3 onde chega n.º1 da tabela dos temas mais pedidos pelo público. O videoclip da mesma canção entra também na playlist da MTV Portugal. Este álbum é referenciado pela crítica como uma prova do amadurecimento da música reggae feita em Portugal.
Em 2010, Freddy lança o álbum “Seek Your Truth”, álbum que veio comprovar o amadurecimento de freddy enquanto compositor, musico e cantor.
2012 é o ano da edição de um novo álbum “Rootstation”, o seu terceiro disco de originais. “Rootstation”, produzido pelo próprio Freddy Locks, é uma viagem rica em experiências variadas, e embora a liberdade, a justiça e o amor sejam o elo de ligação, cada canção desperta diferentes estados de alma e sensibilidades.